Todos nós adoramos nos perfumar, não é mesmo? Por meio das fragrâncias, conseguimos expressar o estado de espírito sem a necessidade de palavras. É por isso que, para representar as diferentes sensações do ser humano, existem diversos tipos de perfume, cada um com suas características.
Pensando nisso, preparamos um verdadeiro guia da perfumaria, onde você vai descobrir tudo sobre o universo das fragrâncias e as categorias de perfume, desde sua origem até as famílias olfativas. Vamos juntos mergulhar nesse tema?
Quais são os tipos de perfume?
A principal diferença entre os tipos de perfume está na concentração de fragrância e no tempo de fixação na pele. Mas, antes de passar pelas 6 categorias de perfumes e fragrâncias selecionadas por nós, vamos descobrir a origem desse produto.
“Perfume” vem da combinação das palavras do latim “per” (através) e “fumum” (fumaça). O termo se refere à prática antiga de queimar substâncias para produzir fragrâncias agradáveis. Ao longo da história, essa técnica evoluiu, levando à criação do que conhecemos hoje como perfume.
Tudo começou na descoberta do fogo, que permitiu a combustão de madeiras, galhos, folhas e resinas que exalavam intensos e diferentes odores. Seus primeiros usos foram em 1.500 a.c. e estavam associados a ritos religiosos, por meio do uso de óleos, incensos e mirras.
O uso dos perfumes para o dia a dia aconteceu bem mais tarde, em 60 a.c., com os membros mais destacados da sociedade egípcia. Cleópatra, por exemplo, usava em seu corpo uma fragrância feita de rosas.
Depois da interação entre diversas culturas, a descoberta de novas matérias-primas, o aumento dos centros urbanos, o crescimento da população mundial e os avanços na fabricação, o universo da perfumaria se expandiu. E tudo isso nos conduziu aos tipos de perfume feminino e masculino que conhecemos hoje.
Body Splash

Para aqueles dias em que a pele pede um frescor, nada melhor do que o cheirinho suave de um body splash. Geralmente ele traz aproximadamente 2% de essência na composição e tem fixação média de até 3h.
Você pode encontrar diversas opções em Ekos Frescor, Tododia e Águas. Estes body splashes são ideais para usar após o banho e prolongar a refrescância, ou levar onde for e aplicar sempre que quiser.
Eau de Cologne ou Água de Colônia

Marcada pela leveza e suavidade, a água de colônia ou eau de cologne tem, em média, uma concentração de fragrância entre 3 e 5%. Perfeita para o dia, ela dura na pele por até 4h.
Por sua delicadeza, ela é comumente encontrada em produtos infantis, como é o caso das fragrâncias de Mamãe e Bebê e Naturé, que têm fórmulas veganas, naturais e sem álcool na composição.
Eau de Toilette ou Desodorante Colônia

Verdadeiros coringas, os desodorantes colônias ou eau de toilette vão te acompanhar em muitos momentos do dia e da noite. Eles têm fixação de até 6h na pele e concentração de fragrância de 10 a 12%.
Você pode encontrá-los em Kaiak, Biografia, Humor e várias outras de nossas linhas.
Eau de Parfum ou Deo Parfum

Para impressionar em ocasiões especiais, aposte nos eau de parfum e deo parfum. Eles são poderosos quando se trata de fixação, já que suas notas duram por até 10h na pele. Isso é consequência de sua composição, que traz entre 15 e 20% de fragrância.
As linhas de deo parfum da Natura como Essencial, Ilía, Natura Homem e Una oferecem opções marcantes e intensas de perfumes para sair.
Já a alta perfumaria oferece fragrâncias únicas de eau de parfum criadas a partir de combinações autorais de ingredientes proprietários naturais latino-americanos com ingredientes clássicos da perfumaria mundial.
Parfum
Parfum é o tipo de perfume com a maior concentração de óleos aromáticos, geralmente entre 20 e 30%, diluídos em uma base de álcool de alta qualidade. Isso o torna o mais intenso, rico, complexo e duradouro de todos os tipos de fragrâncias.
Ele é a forma mais pura e luxuosa de experimentar uma fragrância, ideal para ocasiões especiais ou para quem deseja uma experiência olfativa intensa e duradoura.
Classificação de perfumes: quais são as famílias olfativas?
A concentração de essência é um dos fatores que influenciam no tempo de duração do cheiro na pele, porém, ela não é a única. As famílias olfativas também influenciam na classificação dos perfumes, de acordo com as características aromáticas predominantes.
Elas ajudam a organizar as fragrâncias e facilitam a identificação dos perfumes. Existem diferentes formas de classificação, mas a mais usada é a da Société Française des Parfumeurs (SFP), que divide os aromas em sete famílias principais.
Fragrâncias criadas com notas frescas (cítricas, herbais e frutais) tendem a ficar menos tempo na pele, enquanto notas opulentas (florais, adocicadas e amadeiradas) têm uma fixação maior. Conheça todos os aspectos de cada família olfativa logo abaixo.
Aromáticos
Entre os tipos de fragrância de perfume, os aromáticos têm como principais ingredientes o alecrim, a menta, o estoraque, o poejo, a pataqueira e a lavanda. São essas ervas — e flores, no caso da lavanda — que trazem refrescância para as criações.
Os perfumes aromáticos são muito encontrados na perfumaria masculina em combinações com notas amadeiradas, como é o caso do deo parfum Kaiak K Masculino, um aromático intenso perfeito para homens de espírito livre e aventureiros.
Amadeirados
O perfume amadeirado é caracterizado pelos principais ingredientes encontrados em sua composição, como copaíba, priprioca, patchouli, sândalo, vetiver e cedro. Esses elementos conferem a essência amadeirada, que transmite elegância, calor e sofisticação.
Geralmente, essas notas estão presentes nas chamadas “notas de fundo” das fragrâncias, aquelas que duram mais tempo na pele e conferem intensidade às criações olfativas.
Encontre seu perfume amadeirado feminino ou masculino ideal e use-o em ocasiões especiais, para deixar sua marca por onde passar. Uma dica é o Essencial Oud Feminino, uma combinação que exala elegância e força, ideal para mulheres que buscam uma presença marcante.
Adocicados
Já os tipos de perfume adocicados, que trazem elementos como baunilha, caramelo, cacau, cumaru e outros elementos com dulçor, são agrupados na família também conhecida como “oriental”.
Originalmente, a maior parte dos ingredientes que a caracterizavam eram resinas vindas do oriente, como a mirra. Compostas por fragrâncias tão indulgentes quanto um doce de sobremesa, as criações deste caminho são atraentes e marcantes. Experimente o deo parfum Una para deixar a ocasião ainda mais especial.
Chipre
O perfume chipre, que surgiu no início do século XX, combina o cheiro amadeirado do patchouli com notas cítricas e florais. O resultado desta combinação são fragrâncias muito elegantes e tradicionais.
A Natura inovou, modernizando esta família olfativa, criando o primeiro chipre brasileiro com o lançamento da linha de deo colônias Luna.
Cítricos
O perfume cítrico apresenta como principais ingredientes a bergamota, limão, flor de laranjeira, capim-limão e grapefruit. Eles são refrescantes, leves e alegres, proporcionando explosão e impacto às criações.
Por sua leveza, são as primeiras notas sentidas quando cheiramos as fragrâncias, também conhecidas como “notas de saída” ou “de topo”. A linha Kaiak tem diversas opções de deo colônias cítricas, como o Kaiak Feminino, que te ajudam a renovar as energias.
Florais
Entre os tipos de fragrâncias, as florais têm como principais ingredientes óleos extraídos de flores como rosa, jasmim, lírio, violeta, gardênia, orquídea, paramela e gerânio. Elas são conhecidas por serem sofisticadas e elegantes, como é o caso do Ilía Clássico.
O perfume floral também pode trazer o cheiro de uma única flor ou então, combinar diferentes tipos e espécies — neste caso, são chamadas de buquês florais. Quando combinadas com frutas originam as fragrâncias chamadas florais frutais. Já com ingredientes adocicados, compõem os florais orientais.
Frutais
Entre os tipos de aromas, o perfume frutal tem ingredientes principais como pera, pêssego, frutas vermelhas, abacaxi, maracujá, ameixa e cupuaçu.
Em geral, são criações descontraídas, joviais e vibrantes, como as deo colônias da linha Humor, que, com suas composições inusitadas e autênticas, convidam a quebrar a seriedade da vida com espontaneidade.
O Brasil, com toda sua abundância e diversidade de frutas, é um fã das fragrâncias desta família. Quando enriquecido com notas florais e amadeiradas, os frutais ganham complexidade e requinte.
Entendendo as notas olfativas

A intensidade de um perfume muda ao longo do tempo por causa da evaporação das notas olfativas e dos seus diferentes componentes. Essa mudança na composição do aroma que você sente é o que chamamos de evolução da fragrância.
As notas olfativas são as diferentes camadas de cheiros que são identificadas pelo nosso olfato no decorrer do tempo após a aplicação da fragrância. Elas são divididas em três categorias: notas de topo, notas de corpo e notas de fundo.
Notas de topo
É o cheiro que você sente imediatamente após aplicar uma fragrância na pele e que evapora rapidamente (em até 30min).
Notas de corpo
É o cheiro de perfume que começa a se destacar à medida que as notas de topo vão deixando de ser percebidas e constituem o cheiro que, em geral, confere o caráter olfativo da fragrância, permanecendo evidente ao olfato por cerca de até 4h.
Notas de fundo
São as notas mais pesadas da fragrância. Elas demoram mais tempo para se desprender da pele e permanecem evidentes ao olfato de 3 a 12h, dependendo do tipo de perfume.
Como escolher o perfume certo
Escolher perfumes masculinos ou femininos é uma experiência muito pessoal e intuitiva. No entanto, algumas diretrizes podem ser úteis para orientar essa decisão. Primeiro, é fundamental ter uma consciência clara das próprias preferências olfativas.
Se você gosta de aromas frescos, pode se inclinar mais para perfumes cítricos e adocicados. Se preferir notas mais quentes e envolventes, pode escolher fragrâncias amadeiradas.
O contexto em que o perfume será usado também é um aspecto importante a ser considerado. Por exemplo, para o dia a dia, você pode preferir fragrâncias mais leves e frescas. Para ocasiões especiais ou eventos noturnos, você pode optar por um perfume amadeirado masculino mais intenso e cativante, por exemplo.
Aprenda a aplicar o perfume corretamente
A aplicação de um perfume é uma arte que, quando feita corretamente, realça a fragrância, tornando a experiência mais agradável e duradoura. As áreas de pulso, como os pulsos, atrás das orelhas e o pescoço, são os locais ideais para borrifar ou passar o produto.
Estes são pontos onde a circulação sanguínea é mais intensa e a temperatura do corpo é ligeiramente mais alta. Esse “calor” ajuda a ativar a fragrância e a difundi-la ao longo do dia, intensificando sua presença.
Ao contrário de um gesto comum, não é recomendado esfregar o perfume após a aplicação. Este movimento pode alterar a estrutura da fragrância e seu aroma. Portanto, após a aplicação, é melhor deixar o líquido secar naturalmente na pele. A fragrância então se revelará e se desenvolverá de forma mais fiel.
Fonte: Natura Brasil


